terça-feira, 21 de outubro de 2014

O Benfica e os Jovens


Concordo que a qualidade deva ser o principal critério a aplicar na selecção de potenciais reforços e que a nacionalidade destes não é relevante. Mas claro que como português gostava de ver aproveitados alguns dos nossos jovens talentos, embora saiba que é difícil manter por cá muitos anos os melhores jogadores. Obviamente não acho que seja possível ter um plantel com 25 jogadores de nacionalidade portuguesa, mas acho que em Portugal há qualidade suficiente para formar um plantel com 10 a 15 jogadores portugueses e que possam jogar com regularidade.
Neste momento o Sport Lisboa e Benfica tem cerca de 10 jogadores portugueses no plantel. O único que está a jogar com maior regularidade é Eliseu.
Sílvio e Ruben Amorim quando recuperados também penso que vão ser muito úteis e jogar com alguma regularidade.
André Almeida embora não esteja a jogar com muita regularidade, tem a seu favor a polivalência, o facto de fazer vários lugares e com alguma qualidade faz dele um jogador útil em qualquer plantel.
Pizzi parece ser um jogador com muita qualidade, vamos ver como se adapta ao lugar que Jorge Jesus tem para ele.
Tiago Bebé física e tecnicamente é muito forte, se melhorar taticamente pode ser um jogador a ter em conta.
Nélson Oliveira nos últimos anos estagnou e este ano vai ter de trabalhar muito para superar a concorrência voltar a entrar nas contas de Jorge Jesus.
Na baliza Paulo Lopes está a terminar a carreira e parece que tem sido um jogador importante para o grupo, embora não tenha qualidade para ser titular absoluto, conhece o clube e não levanta problemas por ser o terceiro guarda-redes.
Em sentido inverso Bruno Varela está nos primeiros anos como sénior e embora já tenha mostrado algumas qualidades, dificilmente será o titular absoluto da baliza do Sport Lisboa e Benfica, talvez possa aspirar ser o futuro número dois.
No atual plantel não podemos esquecer também Gonçalo Guedes, ainda tem idade júnior mas tem qualidade acima da média e pode ter alguns minutos já esta época.

A formação
Será que há na formação jogadores portugueses com qualidade para num futuro próximo fazerem parte do plantel principal do Sport Lisboa e Benfica?
A qualidade de João Cancelo sempre deu muito que falar e será que se vai afirmar no Valência, poderá ter uma oportunidade no Benfica?
Rafael Ramos e Nélson Semedo têm muitos jogos, o primeiro nos escalões de formação e o segundo na equipa B, mas parece que dificilmente vão chegar ao plantel principal do Sport Lisboa e Benfica.
Para o centro da defesa parece haver alguma qualidade com Fábio Cardoso, Victor Lindelof (não português, mas da formação), João Nunes e João Lima, será que algum vai ter hipótese de mostrar o real valor?
Uma das posições que mais tem dado problemas no Sport Lisboa e Benfica é a de lateral esquerdo, será que Pedro Rebocho é inferior a Émerson e Bruno Cortez?
No meio campo parece haver muitos jovens com qualidade, depois da saída André Gomes, parece poder haver continuidade com jogadores como Rúben PintoJoão Teixeira, Rafael Guzzo, Diogo Rochinha e Kevin Oliveira. Além destes há Bernardo Silva que parece estar a aproveitar da melhor maneira a estadia no Mónaco e Renato Sanches que dizem ser a nova joia da formação.
Ivan Cavaleiro fez parte do plantel principal na última época e entrou muitas vezes bem, mexendo com o jogo. Será que se afirmará em definitivo este ano na Corunha e voltará para o Benfica?
Hélder Costa tem feito bons jogos na equipa B encarnada, marcando inclusive alguns golos e pode vir a ter hipótese de mostrar o seu valor em jogos da equipa principal nas taças.
Nuno Santos demonstrou qualidade na formação, está no primeiro ano de sénior e a realizar muitos jogos na equipa B mas será que vai chegar ao plantel principal?
Hugo Neto é um avançado que veio de Braga e com fama de fazer alguns golos, mas conseguirá crescer e suprir a maior lacuna da formação em Portugal?

Jovens Portugueses
Há alguns jovens portugueses que têm mostrado qualidade nos seus clubes e nas seleções nacionais, não poderiam ser uma mais-valia para o Benfica?
José Sá – Guarda Redes – CS Marítimo
Danilo Pereira – Médio Defensivo – CS Marítimo
Rúben Vezo – Defesa Central – FC Valência
Miguel Rodrigues – Defesa Central – CD Nacional
Frederico Venâncio – Defesa Central – VFC Setúbal
Raphael Guerreiro – Lateral Esquerdo – FC Lorient
Luís Martins – Lateral Esquerdo – Granada CF
Rafa Silva – Médio Ofensivo – SC Braga
Ricardo Horta – Médio Ofensivo – Málaga CF

4 comentários:

  1. José Sá - Não tem qualidade para ser o segundo GR do Benfica sequer e de certeza que quererá jogar na sua carreira.

    Danilo - Saiu porque quis e porque não quis assinar contrato com o Benfica

    Ruben Vezo - Não tem neste momento qualidade nem para ser o 3º central do Benfica

    Miguel Rodrigues - Não tem neste momento qualidade nem para ser o 3º central do Benfica

    Frederico Venancio - Não tem neste momento qualidade nem para ser o 3º central do Benfica

    Raphael Guerreiro - Talvez tenha qualidade para ser o 2º lateral do Benfica mas nao conheço o suficiente

    Luis Martins - Provou, quando jogou pelo Benfica que não tinha qualidade, quis sair para jogar

    Rafa Silva - Quanto custaria ao Benfica em comparação com o que custou Talisca e tem a qualidade do brasileiro? Não me parece

    Ricardo Horta - Estaria no Benfica em deterimento de quem?

    Abraços

    Xavier

    ResponderEliminar
  2. Xavier não falo em todos este para agora, mas para um futuro próximo... E lancei estes nomes, pois são internacionais jovens.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,

    Da lista que deixaste, queria apenas salientar os seguintes:
    - José Sá
    - Danilo Pereira
    - Luis Martins
    Os três tiveram formação no Benfica! Será que não poderiam estar nos lugares de Artur, Cristante e Loris Benito, respectivamente?

    (Este raciocínio é baseado no facto de Júlio César, Samaris e Eliseu serem os supostos titulares nas suas posições.)

    Para mim, não é por uma questão de qualidade, pois esses miúdos têm e sobra.

    No entanto, do ponto de vista desses jovens até penso que a saída do clube da Luz é benéfica para as suas carreiras, pois permite-lhes adquirir experiência competitiva. Olhem agora para o Benito e o Cristante? Quantos jogos irão realmente fazer até ao final da temporada? O Benito nem sequer foi convocado hoje. O Cristante, quando o Fejsa e o Amorim recuperarem, provavelmente desaparecerá das convocatórias...

    Se Luis Martins, por exemplo ficasse no Benfica jamais teria o tempo de jogo que hoje já tem. E, reparem que este miúdo em menos de duas temporadas já deu o salto para uma das melhores ligas do mundo: a espanhola. Mais uma vez, não é por falta de qualidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A esses nomes que mencionaste gostaria de acrescentar Ricardo Horta.
      Até os podíamos ter deixado sair, e percebo que estes queiram sair para jogar com mais regularidade, mas devíamos ter sempre uma cláusula de recompra.

      Eliminar