terça-feira, 25 de outubro de 2011

Reforços de Janeiro


Depois de garantida a contratação da jovem promessa paraguaia, Derlis González, para a próxima época, surgem muitos nomes como prováveis reforços, entre eles alguns bem conhecidos como Jonathan Soriano e Maxwell do Barcelona e Ansaldi do Rubin Kazan e outros menos conhecidos como os jovens argentinos Patito Rodriguez e Paulo Dybala.
Será que o Benfica precisa de muitas mexidas? Esta primeira parte da época já deu para perceber que há alguns desequilíbrios no plantel. Emerson parece ser o elo mais fraco do onze titular, tem como suplente um jogador campeão do mundo e da europa pela sua selecção e de renome internacional(Capdevila), mas que
estranhamente não é opção para Jorge Jesus. Este posto deve ser reforçado em Janeiro, até porque é possível que Capdevila deixe o Benfica.
Outra das posições a ser reforçada é a de lateral direito, onde Ruben Amorim não parece ser um suplente à altura e Miguel Vítor é central e só deve ser utilizado como lateral em ultimo recurso. Uma posição que tem levantado algumas duvidas é a de extremo direito, pois Enzo Perez está lesionado e pouco jogou, Urreta foi
emprestado e o posto tem sido ocupado pelos esquerdinos Gaitan ou Bruno Cesar. Será que a aquisição de um lateral direito vai "empurrar" Rúben Amorim para o meio campo?
Muitos dos nomes que têm aparecido na imprensa são de avançados, será que o Benfica precisa de mais avançados? A vinda de mais avançado não ia travar a evolução de Nelson Oliveira, Rodrigo e Rodrigo Mora? Estes já mostraram qualidade, não merecem uma oportunidade?
Uma palavra ainda para os jovens Patito Rodriguez e Paulo Dybala que parecem ter qualidade e podem vir a ser boas apostas para o futuro, penso que o Benfica podia adquiri-los para a próxima época, como fez com Derlis Gonzaléz.
Acham que são estas as posições a ser reforçadas? Espero a vossa opinião...

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Será que temos banco para sermos campeões?

 Depois de mais uma vitória do glorioso, em que jogámos sem 4 (Maxi Pereira, Javi Garcia, Aimar e Gaitan) dos nossos habituais titulares, convém fazer uma análise aos jogadores que saltaram do banco e a alguns dos que costumam ser suplentes.
  Antes, acho pertinente analisar este último jogo, em que o Benfica jogou sem Aimar e voltou a jogar com dois avançados centro, uma táctica que a meu ver deixa o jogo do glorioso mais pobre, até porque perdemos o mago…
  O jogo em que se defrontaram a defesa menos batida do campeonato e o ataque mais concretizador, acabou por ser um fraco espectáculo, segundo a minha opinião, muito pelas mudanças não só de jogadores que Jorge Jesus fez, mas também a mudança de táctica.
  Era desde logo do conhecimento de todos nós que Maxi não podia jogar e que a escolha de Jorge Jesus iria ser Ruben Amorim (que se acha grande quando não o é), um jogador do qual o treinador do Benfica gosta imenso, quase que faz lembrar o seu antigo amor por César Peixoto…ora, Amorim, tal como César Peixoto, é lento e fraco no posicionamento, logo não funciona a lateral e neste jogo que assistimos, isso ficou provado, até porque este foi, dentro do que mau se viu neste jogo, sem dúvida o pior, ao abordar mal os lances e ao falhar as defesas em linha que o resto da defesa tentava fazer.
  Há algum tempo escrevi um post sobre Capdevila e acho que hoje volta a ser um bom dia para o referir, não será ele melhor que Emerson? Emerson mostrou muitas debilidades não só defensivas, como ofensivas, seria um belo jogador para estar no banco e quando fosse necessário, entrar um pouco, mas nunca um titular do glorioso.
  Por último naqueles que jogam muito pouco nesta equipa, temos Matic que acho que pode de vez em quando jogar para dar descanso a Javi Garcia, mas tem que aprender a soltar a bola mais rápido e ganhar a confiança da defesa do Benfica para que joguem tranquilos com ele.
  Em relação ao resto dos suplentes, acho que Eduardo é um óptimo suplente para Artur, Miguel Vitor é o ideal para suplente dos nossos centrais, em relação aos laterais já falei e do médio mais recuado também, para o lugar do grande Witsel, não temos ninguém, nem do mago Aimar, porque acho que o “Chuta Chuta” a 10 não se safa, mas do lado esquerdo até me consegue animar, já do lado direito estamos completamente desfalcados, nem a titular nem a suplente, não temos ninguém…o Enzo ainda não mostrou nada e lesionou-se, contando que ainda precisa de se adaptar, este ano Enzo não renderá nada…no centro da linha avançada, temos Rodrigo e Nelson Oliveira que me parecem muito interessantes e Mora que não sei se sabe dar dois pontapés na bola, porque ainda não vi nada dele.

Resumindo acho que o Benfica precisa com urgência de um lateral direito para o banco, de um lateral esquerdo titular e de um extremo direito à séria (Urreta?), aí sim teríamos equipa para ser campeões, assim como estamos, vamos passar muitas dificuldades e não acredito que possamos resistir o campeonato todo…



Grande Abraço Benfiquista

Oly-vais

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Jovens benfiquistas



Na foto acima podemos ver Francisco Júnior, Toni Silva, Rui Caniço (estes três nas fotos pequenas), Mário Rui, Danilo e Sana (nos fotos maiores). Estes são alguns jovens que passaram pela formação do Sport Lisboa e Benfica e saíram (excepto Rui Caniço) para o estrangeiro cedo demais, e a maior parte das vezes por medo dos dirigentes do Benfica em arriscar e de lhes dar um contrato profissional, ou renovar o contrato que estava a acabar, aproveitando outras equipas para ficar com os jogadores sem terem de pagar qualquer compensação financeira ao Sport Lisboa e Benfica.
Deste grupo de jovens jogadores o benfica só recebeu conpensação financeira por Toni Silva, que saiu para o Liverpool de Inglaterra aos 16 anos por 300mil euros.
Sana, Mário Rui e Danilo, três jovens titulares indiscutiveis na selecção portuguesa sub-20 que foi vice-campeã do Mundial da Colômbia, saíram todos do benfica a custo zero, o primeiro para o Valladolid de Espanha e os outros dois para o Parma de Itália.
O caso de Francisco Júnior é mais estranho, saiu na comunicação social que tinha sido emprestado pelo Benfica à União de Leiria, mas o jovem médio nunca chegou a aparecer na Cidade do Lis, aparecendo sim em Manchester a jogar pelas Reservas do Manchester City. Recentemente foi dito na comunicação social que o City estava a esconder o jogador do Benfica e Luís Filipe Vieira ameaçou recorrer a FIFA, caso o Manchester não devolvesse o jogador. Actualmente pouco se sabe sobre este caso, há perto de um mês que não há noticias referentes a este caso.
Nos ultimos dias, veio a publico que vários clubes europeus de top, como Milão, Inter, Man City e Parma estão interessados em adquirir Rui Caniço, avançado de 16 anos da formação do Benfica, por muitos comparado com o colombiano Radamel Falcao. Estes clubes querem aproveitar o facto de Rui Caniço acabar o contrato em 2012 e de não ter contrato de formação com o Sport Lisboa e Benfica.
Estes jovens não mereciam uma oportunidade na equipa principal do Benfica? Porque não arriscar um pouco?

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Surpreendente!


Esta é uma noticia verdadeiramente surpreendente! O golo, do video abaixo, é espectacular, mas mais surpreendente do que o golo é o facto de ter sido Hélder Postiga a marcar, convém referir ainda que o português marcou outro golo além deste neste jogo, é dificil de acreditar, mas é verdade, Hélder Postiga marcou dois golos num jogo, e um deles de pontapé de bicicleta!
Escusado será dizer que estes foram os primeiros golos do avançado português na liga espanhola e ao serviço do Saragoça. Os golo de Hélder Postiga deram a viória por 2-0 sobre o Real Sociedad, é sempre bom referir que o guarda redes da equipa do Saragoça é o ex-benfiquista Roberto e este não sofreu qualquer golo.
video

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Chegou a vez deles!


O jogo da Taça de Portugal frente aos algarvios do Portimonense, vai servir para lançar e dar alguns minutos de jogo a alguns jogadores do Sport Lisboa e Benfica que têm actuado pouco ou ainda não se estrearam, como são os casos de Eduardo, Miguel Vítor, Jardel, Capdevilla, Matic, David Simão, Rodrigo, Nélson Oliveira e Rodrigo Mora. Dos jogadores referidos anteriormente nem todos vão utilizados, mas espera-se algumas mudanças na equipa, como a titularidade de Eduardo na baliza encarnada, que já foi confirmada por Jorge Jesus.
Mas é importante não subestimar o Portimonense e vencer, para seguir em frente na Taça de Portugal.
Acham que a equipa abaixo vai ser a escolhida por Jorge Jesus? Vocês quem escolhiam?


domingo, 9 de outubro de 2011

Parabéns Benfica!

Parabéns à equipa de basquetebol do Sport Lisboa e Benfica, pela excelente vitória na final do Troféu António Pratas, por 2 pontos(65-63) sobre o Futebol Clube do Porto, vencedor da última edição da Liga Profissional de Basquetebol.
Parabéns também à equipa de voleibol do Sport Lisboa e Benfica, pela vitória na supertaça, derrotando o detentor do título de campeão, os açorianos Fonte Bastardo por 3-0. E pelas duas vitórias, nas duas primeiras jornadas do campeonato, com Marítimo e Caldas.
Parabéns ao Benfica!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Golo Málaga!


Elegi o golo de pontapé de bicicleta, do brasileiro Júlio Baptista, como golo do fim de semana, não só pela sua beleza e espectacularidade, mas também por ter sido perto do fim do encontro e ter dado a vitória ao Málaga. Esta vitória fez com que ao fim da sétima jornada, o Málaga esteja na 4ª posição da liga espanhola, com os mesmos pontos que o 3º classificado, que é todo poderoso Real Madrid, e a um ponto de Barcelona e Levante, os dois primeiros classificados.
O Málaga, que tem no seu plantel os portugueses Duda e Eliseu, foi adquirido recentemente pelo sheik Abdullah bin Nasser Al Thani, empresário qatariano que investiu cerca de 58 Milhões de euros em jogadores, como Toulalan, Cazorla, Joaquin ou Ruud van Nistelrooy, para reforçar a equipa e contratou para treinador o experiente chileno Manuel Pellegrini e para director do futebol a ex-glória do Real Madrid Fernando Hierro.

Vamos ver se esta aposta do sheik qatariano vai continuar a dar frutos e se o Málaga consegue terminar o campeonato, pelo menos, num lugar que garanta o acesso às competições europeias.
video